Prefeitura de Santarém Declara Ponto Facultativo em Razão do Jogo da Seleção Brasileira

Prefeitura de Santarém Declara Ponto Facultativo em Razão do Jogo da Seleção Brasileira

A Prefeitura de Santarém, localizada no oeste do Pará, anunciou um ponto facultativo para a próxima segunda-feira (29), a partir das 12h. Essa decisão, formalizada pelo decreto nº 564/2026, assinado pelo prefeito José Maria Tapajós, tem como motivo a partida da Seleção Brasileira de Futebol contra o Japão, válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026.

Organização do Expediente Municipal

Com a implementação do ponto facultativo, a administração municipal busca garantir uma organização adequada do expediente nas repartições públicas durante o horário do jogo. A medida permitirá que servidores públicos possam acompanhar a partida, sem comprometer o atendimento à população.

Continuidade dos Serviços Essenciais

Apesar da liberação dos servidores no período da tarde, a Prefeitura de Santarém assegurou que os serviços essenciais continuarão a operar normalmente. As áreas de saúde pública, segurança, limpeza urbana, fiscalização de trânsito, assistência social e Defesa Civil manterão escalas de trabalho para não haver interrupções no atendimento à população.

Impactos no Comércio e no Setor Bancário

No que diz respeito ao setor privado, as lojas não são obrigadas a fechar suas portas. Alberto Oliveira, representante do Sindicato do Comércio Lojista (Sindilojas), informou que cada estabelecimento tem a liberdade de definir seu horário de funcionamento durante a data do jogo. Já as agências bancárias, conforme comunicado da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), encerrarão o atendimento ao público ao meio-dia, duas horas antes do início da partida, que está marcada para as 14h no horário de Brasília.

Expectativas e Conclusão

A medida da Prefeitura reflete um clima de entusiasmo em torno da Copa do Mundo, incentivando tanto servidores quanto cidadãos a se unirem em apoio à Seleção Brasileira. Com a organização adequada dos serviços essenciais e a flexibilidade no setor privado, a expectativa é que a comunidade possa aproveitar o evento esportivo, mantendo a normalidade nas atividades que são cruciais para o cotidiano.

Fonte: https://g1.globo.com

Redação - WM

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *