Presença amazonense nos desfiles das escolas de samba de SP e RJ

Presença amazonense nos desfiles das escolas de samba de SP e RJ

Este artigo aborda presença amazonense nos desfiles das escolas de samba de sp e rj de forma detalhada e completa, explorando os principais aspectos relacionados ao tema.

Musa no Anhembi

A amazonense Tamires Assis foi confirmada no Grupo Especial de São Paulo como Musa da Camisa Verde e Branco. Nascida em Manaus, Tamires já foi guia do levantador de toadas do boi Garantido, David Assayag, que tem deficiência visual. Além de modelo, ela é ativista social e dançarina. Ela levará para o Sambódromo do Anhembi a representatividade, a beleza e a força da mulher nortista na tradicional escola paulistana.

No Rio de Janeiro, o artista Alex Salvador assina trabalhos de destaque no Carnaval carioca. Ele é responsável pelo abre-alas da Mangueira, pelas esculturas da Viradouro e pela icônica Águia da Portela que desfilarão na Sapucaí este ano. O amazonense também atua em projetos na Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense, Grande Rio e na União de Maricá.

O compositor Helen Veras, integrante da ala de compositores da Mangueira, mantém há cinco anos a ligação entre o Festival de Parintins e a Sapucaí. Em 2026, além da Verde e Rosa, ele também terá participação no Salgueiro e na Acadêmicos de Niterói, com apresentações em quadras e camarotes. Veras tem mais de 25 anos de carreira e é responsável por diversas toadas históricas do boi Garantido.

Sorin Sena na Colorado do Brás

Em São Paulo, Sorin Sena atua na Colorado do Brás e é o responsável direto pelas alegorias da escola. Ele coordena desde a solda estrutural até o acabamento e pintura dos carros, garantindo o padrão técnico apresentado na avenida. Sorin Sena tem sua história marcada no cenário artístico de Parintins, atuando há mais de 20 anos.

Talento na Sapucaí

O talento amazonense também brilha na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Um dos destaques é o artista Alex Salvador, responsável por trabalhos de destaque no Carnaval carioca. Ele assina o abre-alas da Mangueira, as esculturas da Viradouro e a icônica Águia da Portela que desfilarão na Sapucaí este ano. Além disso, Salvador também atua em projetos em outras escolas de samba cariocas, como Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense, Grande Rio e União de Maricá.

Outro talento que merece destaque é o compositor Helen Veras, integrante da ala de compositores da Mangueira. Há cinco anos, ele mantém a ligação entre o Festival de Parintins e a Sapucaí. Além de contribuir com a Verde e Rosa, Veras também terá participação no Salgueiro e na Acadêmicos de Niterói, com apresentações em quadras e camarotes. Com mais de 25 anos de carreira, ele é responsável por diversas toadas históricas do boi Garantido.

Já em São Paulo, Sorin Sena se destaca na Colorado do Brás, sendo o responsável direto pelas alegorias da escola. Ele coordena desde a solda estrutural até o acabamento e pintura dos carros alegóricos, garantindo o padrão técnico apresentado na avenida. Com uma história marcada no cenário artístico de Parintins, Sorin Sena traz toda sua expertise para contribuir com o espetáculo do Carnaval paulistano.

Samba e toada em harmonia

O Carnaval de São Paulo e Rio de Janeiro conta com a presença de talentosos amazonenses, que estão deixando sua marca nos desfiles das escolas de samba. Entre esses destaques, destacam-se artistas que conseguem harmonizar o samba carioca com a toada amazônica.

Um exemplo é o compositor Helen Veras, integrante da ala de compositores da Mangueira, que mantém há cinco anos a ligação entre o Festival de Parintins e a Sapucaí. Com mais de 25 anos de carreira, Veras é responsável por diversas toadas históricas do boi Garantido, conseguindo trazer elementos da cultura amazonense para o Carnaval carioca de forma harmoniosa.

Além disso, a presença de Sorin Sena na Colorado do Brás, em São Paulo, também evidencia a harmonia entre samba e toada. Sena é o responsável direto pelas alegorias da escola, coordenando desde a solda estrutural até o acabamento e pintura dos carros alegóricos. Sua experiência no cenário artístico de Parintins contribui para garantir o padrão técnico apresentado na avenida, unindo a técnica do samba paulistano com a tradição amazônica.

Da estrutura ao acabamento

Sorin Sena é um dos amazonenses que se destaca nos desfiles das escolas de samba em São Paulo. Ele atua na Colorado do Brás e é o responsável direto pelas alegorias da escola. Desde a solda estrutural até o acabamento e pintura dos carros alegóricos, Sorin garante o padrão técnico apresentado na avenida.

Com uma história marcada no cenário artístico de Parintins, Sorin Sena traz toda sua expertise para contribuir com o espetáculo do Carnaval paulistano. Sua atuação vai além da parte estética, envolvendo também a coordenação de toda a equipe responsável pela construção e finalização das alegorias.

Além de representar o talento amazonense na produção das grandes esculturas que desfilam no sambódromo de São Paulo, Sorin Sena contribui para que a Colorado do Brás se destaque não apenas pela criatividade e beleza, mas também pela qualidade técnica de suas alegorias.

Carnavalesco no Grupo Especial

No Grupo Especial das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro, a presença amazonense se destaca com profissionais talentosos e reconhecidos. Entre eles, a amazonense Tamires Assis foi confirmada como Musa da Camisa Verde e Branco em São Paulo. Nascida em Manaus, Tamires é modelo, ativista social e dançarina, trazendo para o Sambódromo do Anhembi a representatividade e a força da mulher nortista. No Rio de Janeiro, o artista Alex Salvador é responsável por trabalhos de destaque no Carnaval carioca, como o abre-alas da Mangueira e esculturas da Viradouro. Ele também atua em projetos em outras escolas como Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense, Grande Rio e União de Maricá.

Além disso, o compositor Helen Veras, integrante da ala de compositores da Mangueira, mantém há cinco anos a ligação entre o Festival de Parintins e a Sapucaí. Com mais de 25 anos de carreira, Veras é responsável por toadas históricas do boi Garantido e terá participação em escolas como Salgueiro e Acadêmicos de Niterói. Já em São Paulo, Sorin Sena atua na Colorado do Brás e é o responsável pelas alegorias da escola, coordenando desde a estrutura até o acabamento e pintura dos carros, garantindo o padrão técnico apresentado na avenida.

Experiência no visual artístico

A presença amazonense nos desfiles das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro não se limita apenas aos artistas que desfilam, mas também aos profissionais responsáveis pelo visual artístico das agremiações. Um dos destaques é a amazonense Tamires Assis, confirmada como Musa da Camisa Verde e Branco no Grupo Especial de São Paulo. Nascida em Manaus, Tamires traz para o Sambódromo do Anhembi a representatividade, beleza e força da mulher nortista na tradicional escola paulistana. Além de modelo, ela é ativista social e dançarina, mostrando a diversidade de talentos vindos da região amazônica.

No Rio de Janeiro, o artista Alex Salvador se destaca com seus trabalhos de destaque no Carnaval carioca, como o abre-alas da Mangueira e as esculturas da Viradouro. Ele também é responsável pela icônica Águia da Portela que desfilará na Sapucaí este ano. Com projetos em diversas escolas cariocas, Salvador mostra a versatilidade e criatividade dos artistas amazonenses que integram as equipes do Carnaval.

Além disso, o compositor Helen Veras, integrante da ala de compositores da Mangueira, mantém há cinco anos a ligação entre o Festival de Parintins e a Sapucaí. Com mais de 25 anos de carreira, Veras é responsável por diversas toadas históricas do boi Garantido, mostrando a importância da cultura regional na música do Carnaval. Outro destaque é Sorin Sena, que atua na Colorado do Brás em São Paulo e é o responsável pelas alegorias da escola, coordenando desde a estrutura até o acabamento dos carros alegóricos, garantindo o padrão técnico apresentado na avenida.

Fonte: https://g1.globo.com

Wilson Marinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *